Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desvios, eventos e subprocesso

Tenho dúvidas na utilizaçao dessas representacoes. Usando o exemplo do curso o fato: " definição de descontos progressivos ao cliente". No material indica para utilizar um evento, no entanto ao meu ver o indicado seria um subprocesso, haja visto que normalmente avalia-se a categorizacao do cliente , indice de adimplencia, produtos comprados) e daí há concessao de desconto. Ou ainda a decisao de conceder desconto (a criterio do vendedor, por exemplo) que seria um desvio tbm sob a minha ótica. Pq foi utilizado o elemento evento?

1 resposta
solução!

Jacqueline, na minha análise ambos estão corretos. Na prática os processos podem ter uma ou outra divergência de notação conforme for o foco do analista e a necessidade que ele vê. Nesse caso específico, de forma macro, deixar como evento está correto. Ao mesmo tempo, se você for detalhar ainda mais esse ponto com certeza vai necessitar de um subprocesso. Em um projeto que envolva esse tipo de análise é comum você começar a documentar de uma forma mais abrangente e conforme a necessidade passa a refinar alguns pontos mais importantes para a corporação naquele momento. Na minha opinião, o evento foi utilizado para fins didáticos (corretamente) e que pode ser mais detalhado em uma outra oportunidade.