Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

Desvio padrão não é conhecido?

No curso Estatística com Python Parte 3: Testes de hipóteses, na aula 04, atividade 2 (o primeiro vídeo). O professor Rodrigo comprova que a média dos salários dos homens é maior que a das mulheres, utilizando amostras de 500 homens e 500 mulheres testando a hipótese nula e talz.

E, para isso, ele utilizou os desvios padrão das amostras alegando que o desvio padrão populacional não era conhecido.

A minha dúvida é: o desvio padrão populacional não é conhecido mesmo? Não daria para calcular esse valor lá no DataFrame fazendo um dados.Renda.std()?

2 respostas

E aí, alguém poderia me dar uma luz?

solução

Oi Vinicius,

Temos duas informações aí:

1 - Os problemas da nossa aula são formulados apenas pra chamar a atenção para estes pequenos detalhes que envolvem a teoria dos testes de hipóteses (desvio padrão populacional ou amostral, n maior que trinta ou não, se distribui como uma normal etc.). São somente simplificações da realidade e devemos sempre focar no que o enunciado nos informa;

2 - Nossos dados foram retirados de uma pesquisa realizada por amostragem como o próprio nome diz: PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Portanto, nós realmente não teríamos acesso aos valores populacionais neste caso.

Espero ter ajudado