Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desvio padrão e desvio médio absoluto (dúvida conceitual)

Olá, minha dúvida é a seguinte: o desvio médio absoluto representa o valor real do desvio de uma variável em relação a sua média.

Já o desvio padrão é calculado a partir da variância (que é o quadrado do desvio absoluto) e depois disso, é extraída a sua raiz quadrada.

O desvio médio absoluto expressa o valor real do desvio, enquanto o desvio padrão possui o cálculo um pouco mais complexo e não é o desvio absoluto em torno da média.

Porque então, que o desvio padrão é muito mais utilizado em análises, e em quais situações é melhor utilizar o desvio padrão do que o desvio médio absoluto?

Obrigado desde já

1 resposta
solução!

Olá Tiago. A preferência pela utilização do desvio padrão é explicada, em parte, pela maior facilidade que se tem de se fazer contas. De fato, algumas operações envolvendo valores absolutos são demasiadamente trabalhosas. Para exemplificar, consideremos o caso de duas variáveis aleatórias X e Y, independentes. A variância de X+Y é tal que Var(X+Y)=Var(X)+Var(Y), propriedade que simplifica bastante alguns cálculos. Se estiver trabalhando com distribuições normais — ou estiver aplicando o Teorema Central do Limite — o tratamento dos dados ficará ainda mais simples se estiver considerando o desvio padrão usual. E mesmo que a distribuição não seja normal, ainda assim os resultados serão muito mais facilmente obtidos em função de tais propriedades, as quais não possuem correspondência no caso do desvio absoluto médio.