Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Destination host unreachable

Quando tento pingar de uma máquina para o servidor a mensagem que me aparece é a seguinte: Reply from 192.168.1.1: Destination host unreachable. O que eu posso estar fazendo de errado?

1 resposta
solução!

Olá, Gabriel!

A mensagem "Destination host unreachable" geralmente indica que a máquina de origem não consegue encontrar um caminho até o destino. Existem algumas razões comuns para isso acontecer, especialmente no contexto de configuração de uma rede interna como uma intranet:

1. Configuração de Rede Incorreta: Verifique se o endereço IP do servidor e a máscara de sub-rede estão configurados corretamente. No seu caso, o servidor deve ter um endereço IP dentro da mesma sub-rede da máquina de origem.

2. Problemas de Conexão Física: Certifique-se de que todos os cabos estão conectados corretamente entre o servidor, o switch e o roteador. No exercício, foi mencionado o uso de cabos diretos para conectar o servidor ao switch e o switch ao roteador.

3. Configuração do Roteador: Verifique se a interface do roteador está configurada e ativada corretamente. A interface FastEthernet 0/1 deve ter um endereço IP atribuído e estar ativa (no shutdown).

4. Gateway Padrão: A máquina de origem deve ter o gateway padrão configurado corretamente. O gateway deve ser o endereço IP da interface do roteador que está conectada à sub-rede do servidor.

5. Firewall ou Regras de Segurança: Verifique se não há regras de firewall ou políticas de segurança bloqueando o tráfego entre a máquina de origem e o servidor.

6. Teste de Conectividade: Tente pingar outros dispositivos na mesma sub-rede para verificar se o problema é específico para o servidor ou se é um problema mais amplo de conectividade.

Se após verificar todos esses pontos o problema persistir, pode ser útil revisar cada etapa da configuração, conforme descrito no exercício, para garantir que não houve nenhum detalhe esquecido.

Bons estudos!