Quando tento pingar de uma máquina para o servidor a mensagem que me aparece é a seguinte: Reply from 192.168.1.1: Destination host unreachable. O que eu posso estar fazendo de errado?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Quando tento pingar de uma máquina para o servidor a mensagem que me aparece é a seguinte: Reply from 192.168.1.1: Destination host unreachable. O que eu posso estar fazendo de errado?
Olá, Gabriel!
A mensagem "Destination host unreachable" geralmente indica que a máquina de origem não consegue encontrar um caminho até o destino. Existem algumas razões comuns para isso acontecer, especialmente no contexto de configuração de uma rede interna como uma intranet:
Configuração de Rede Incorreta: Verifique se o endereço IP do servidor e a máscara de sub-rede estão configurados corretamente. No seu caso, o servidor deve ter um endereço IP dentro da mesma sub-rede da máquina de origem.
Problemas de Conexão Física: Certifique-se de que todos os cabos estão conectados corretamente entre o servidor, o switch e o roteador. No exercício, foi mencionado o uso de cabos diretos para conectar o servidor ao switch e o switch ao roteador.
Configuração do Roteador: Verifique se a interface do roteador está configurada e ativada corretamente. A interface FastEthernet 0/1 deve ter um endereço IP atribuído e estar ativa (no shutdown).
Gateway Padrão: A máquina de origem deve ter o gateway padrão configurado corretamente. O gateway deve ser o endereço IP da interface do roteador que está conectada à sub-rede do servidor.
Firewall ou Regras de Segurança: Verifique se não há regras de firewall ou políticas de segurança bloqueando o tráfego entre a máquina de origem e o servidor.
Teste de Conectividade: Tente pingar outros dispositivos na mesma sub-rede para verificar se o problema é específico para o servidor ou se é um problema mais amplo de conectividade.
Se após verificar todos esses pontos o problema persistir, pode ser útil revisar cada etapa da configuração, conforme descrito no exercício, para garantir que não houve nenhum detalhe esquecido.
Bons estudos!