1
resposta

Desperdícios do seu dia a dia

Vamos lá!

1. Meu primeiro desperdício que analisei é o de olhar o whatsapp durante o período de estudos, seja quando estou em aula na faculdade, seja em casa, onde faço meus trabalhos, atividades e estudos. Ter essas prática me faz perder alguns minutos de eficiência nas minhas responsabilidades.
  2. Ter devaneios. Deixar a mente viajar na maionese também faz com que eu perca conhecimento, ou até dificulte o caminho até ele.
  3. Não conseguir me concentrar 100% em aulas, vídeos, realização de atividades e trabalhos e afins. Eu sou alguém que perde o foco muito rápido.
  4. No meu guarda-roupa tem algumas roupas que não uso a um ano, por ai, e ainda estão aqui. Fora que ainda não pretendo usá-las. Poderia doar, ou deixar algumas delas com meu pai, já que algumas delas foi ele quem me deu.
  5. Perco alguns minutos que poderia estar produzindo quando fico convernsado na faculdade. Por mais que algumas vezes me faz bem.
1 resposta

Olá, Felipe. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados aqui com a gente.

Muito boa a sua análise sobre os desperdícios no dia a dia, principalmente pela clareza com que identificou os pontos que impactam sua produtividade, como a distração com o celular e o excesso de roupas no guarda-roupa. Isso demonstra um ótimo autoconhecimento, o que é essencial para aplicar os conceitos do Lean na prática.

Uma dica: que tal estabelecer pequenos períodos de foco total, como o método Pomodoro? Com ele, você pode alternar 25 minutos de estudo concentrado com 5 minutos de pausa, ajudando a manter o foco e diminuir os "devaneios". Sobre as roupas, criar um sistema de organização para triagem e doação pode transformar essa reflexão em ação.

Conte com o apoio do Fórum. Abraços e bons estudos!