2
respostas

Desligar monitor no terminal do Ubuntu Server

Olá, queria saber como posso desligar a tela do meu notebook que está com o Ubuntu Server, já que acesso ele remotamente (como é de se esperar).

Já tentei usar xset dpms force off mas retorna xset: unable to open display " "

Quem puder ajudar agradeço!

2 respostas

Se você estiver usando o Ubuntu Server, é possível que o servidor X (responsável pela exibição gráfica) não esteja sendo executado, o que pode causar o erro que você mencionou ao tentar usar o comando xset. No entanto, você pode experimentar o comando vbetool para desligar a tela em sistemas que usam o kernel do Linux.

Aqui estão os passos que você pode tentar:

1. Instale o vbetool:

sudo apt-get update
    sudo apt-get install vbetool

2. Desligue a tela:

sudo vbetool dpms off

Esse comando pode desligar a tela do seu notebook. Se você quiser ligar a tela novamente, você pode usar o seguinte comando:

sudo vbetool dpms on

Se isso ainda não resolver o problema, você também pode experimentar alguns comandos específicos do sistema, dependendo da sua configuração exata. Por exemplo, em alguns casos, você pode usar o comando setterm:

sudo setterm --blank force

E para ligar a tela novamente:

sudo setterm --blank poke

Experimente essas sugestões e veja qual funciona melhor para o seu caso específico. Lembre-se de que, como você está acessando remotamente, pode ser necessário testar esses comandos diretamente na máquina ou ajustar a configuração para permitir o acesso adequado ao servidor X, se necessário.

Caso tenha conseguido esclarecer suas dúvidas, fico feliz em ter ajudado. Estou à disposição para qualquer outra questão que possa surgir. Um abraço! Se este post foi útil, por favor, marque como solucionado ✓. Desejo a você excelentes estudos!