Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Desinstalação vsftpd

Após executar os comandos de desinstalação do vsftpd, eu digito ftp ou ftp localhost e ele continua entrando.

Parece que ele continua instalado, mesmo eu dando os comandos de desinstalação. Ao executar os comandos de uninstall ele diz que não nenhum vsftpd está instalado mas, ao digitar ftp ou ftp localhost ele continua entrando ftp na command line. Estou achando estranho e não sei se estou fazendo a coisa certa.

Como posso ter certeza que ele foi desinstalado? Para mim, se estivesse desinstalado, ele deveria recusar a conexão ao digital ftp ou ftp localhost.

Agradeço a atenção.

2 respostas
solução!

Olá Fernando! Bem você pode verificar se o serviço está em execução com o comando:

sudo service vsftpd status

A saída desse comando desse comando deve ser:

Unit vsftpd.service could not be found.

Nesse caso o serviço não foi encontrado, então realmente ele não está mais instalado. Porém se a saída do comando for semelhante a essa:

vsftpd.service
   Loaded: masked (/dev/null; bad)
   Active: inactive (dead) since Fri 2020-01-31 08:25:14 -03; 3min 18s ago
 Main PID: 712 (code=killed, signal=TERM)

jan 31 08:10:25 ubuntu systemd[1]: Starting vsftpd FTP server...
jan 31 08:10:25 ubuntu systemd[1]: Started vsftpd FTP server.
jan 31 08:25:14 ubuntu systemd[1]: Stopping vsftpd FTP server...
jan 31 08:25:14 ubuntu systemd[1]: Stopped vsftpd FTP server.

Então ainda existe arquivos de logs e outras coisas, para remover, você pode executar o comando:

sudo apt-get purge vsftpd

E executar o comando sudo service vsftpd status novamente, e a saída deve ser:

Unit vsftpd.service could not be found.

Pronto, o vsftpd foi removido e os arquivos também, porém e quando você executar o comando:

ftp localhost

Ele deve mostrar um erro de conexão com o localhost:

ftp: connect: Connection refused
ftp> 

Isso acontece porque o FTP é um serviço padrão do Linux, então ele vai conseguir entrar na linha de comando do FTP, porém para que exista qualquer tipo de comunicação com outras máquinas é necessário ter um "servidor FTP" que é o caso do "vsftpd", porém como ele foi desinstalado, ele nos mostra o erro de conexão recusada, porque não temos mais o servidor local FTP.

Espero ter ajudado!

Desculpe a demora. Obrigado.