Como poderia aplicar isso em meses do ano. No projeto a cada mês existe uma regra igual que apenas muda alguns valores. Deveria criar uma classe para cada mes?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como poderia aplicar isso em meses do ano. No projeto a cada mês existe uma regra igual que apenas muda alguns valores. Deveria criar uma classe para cada mes?
Oi Mauro, tudo bem ?
Cara talvez possa combinar Strategy com Decorator.
Dá uma olhadinha como o curso aborda esses assuntos, acho que é bem justo, pra esse seu caso.
sim vai ter que criar uma classe pra cada mês, eu tbm acho uma m* ter que criar um monte de classe, mas certamente dependendo da complexidade do teu código esse monte de classe vai facilitar muito a tua vida, principalmente em matéria de organização. Tenho um sistema altamente complexo de geração de certidões, onde o calculo do municipio varia entre semestral e quadrimestral(dependendo de fatores legais) e dentro do quadrimestre ou semestre de acordo com a data, eu tenho de ler a planilha especifica de um semestre/quadrimestre. Antes eu fazia tudo isso em uma única classe e te digo que era um inferno, ai eu conheci o strategy aqui no alura e dividi tudo certinho, só isso já valeu a aquisição do curso.
Oi Mauro se você precisa mudar o exterior conforme o interior nesa regra de meses use o decorator se você consegue definir os passos do algoritmo para cada mês considere um Template method, se você precisa compartilhar estratégias utilize o FlyWeight. Esses padrões se relacionam com o Strategy é bem provável que sua solução seja um pouco dos mundos.
Espero ter ajudado e bons estudos.