Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Design Participativo

Olá, estou com dúvida em relação ao Design Participativo

Com base no curso há 4 metodologias de pesquisa podendo ser divididas em dois grupos - quantitativa e qualitativa, atitudinal e comportamental - e cada uma tem suas técnicas (métodos), que podem está nos dois grupos.

Entendi que, no caso do Design Participativo…tal técnica faz parte do envolvimento dos usuários no processo de design, no período de IDEAÇÃO, buscando insights qualitativos e criativos sobre suas necessidades e preferências. Correto?

Design Participativo e Co-criação são a mesma coisa? Pergunto porque vi em outros artigos e me deixou confusa

1 resposta
solução!

Olá, Flavia. Tudo bem com você?

Você está correta em sua compreensão sobre o Design Participativo. Ele realmente é uma técnica que envolve os usuários no processo de design, especificamente durante a fase de ideação. O objetivo é obter insights qualitativos e criativos sobre as necessidades e preferências dos usuários.

Quanto à sua dúvida sobre Design Participativo e Co-criação, eles são conceitos semelhantes, mas não são exatamente a mesma coisa. Ambos envolvem a participação ativa dos usuários no processo de design. No entanto, a Co-criação é um termo mais amplo que se refere a qualquer atividade colaborativa que resulte em um produto, serviço ou experiência.

Por exemplo, imagine que você está projetando um aplicativo de música. No Design Participativo, você pode convidar os usuários para participar de sessões de brainstorming para gerar ideias para novos recursos. Já na Co-criação, você pode ir além e envolver os usuários em todas as fases do processo de design - desde a ideação até a prototipagem e teste do aplicativo.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software