Olá
Pelo o que entendi após utilizar o inplace todas as operações serão aplicadas ao conjunto de dados mofificado.
Se eu não quero importar novamente o arquivo csv, como eu faria para poder voltar a fazer operações no conjunto de dados original?
Olá
Pelo o que entendi após utilizar o inplace todas as operações serão aplicadas ao conjunto de dados mofificado.
Se eu não quero importar novamente o arquivo csv, como eu faria para poder voltar a fazer operações no conjunto de dados original?
Boas joão! Tudo bem? Espero que sim!
Infelizmente, não há uma forma de padrão de reverter as mudanças de um DataFrame. Mas existem práticas que nos ajudam a evitar esse tipo de problema. Vou tentar explicá-las e dar exemplos para facilitar a compreensão.
Uma das principais formas de evitar que os dados ou o dataset original seja perdido é não realizar operações com inplace nele. Vamos supor que você tem uma base de dados com todos os filmes, e algumas informações sobre. Caso nem todos os filmes lhe interessem para suas análises, é interessante *criar um outro DataFrame com só os dados que lhe interessam, por exemplo, os filmes com médias acima de 8.
Supondo que agora você possui dois Data Frames, o todos_os_filmes
e filmes_com_media_acima_de_8
, agora você pode realizar operações com inplace no segundo sem perder os dados originais, assim como pode fazer outras análises a partir desse do dataset original.
Outra possibilidade é utilizar a função pd.copy(), que cria uma cópia de um DataFrame, de modo que pode-se realizar operações em sua cópia sem alterar o conteúdo original. Caso lhe interesse, cá está o link para a Documentação, mas que infelizmente só está disponível em inglês.
Em suma, as melhores práticas para evitar perder os dados originais são: (1) realizar uma cópia do DataFrame original e realizar as operações nela, ou (2) criar datasets menores com os dados que lhe interessam a uma análise preservando o conteúdo original.
Espero ter ajudado! Bons Estudos