1
resposta

Desfazer o inplace

Olá

Pelo o que entendi após utilizar o inplace todas as operações serão aplicadas ao conjunto de dados mofificado.

Se eu não quero importar novamente o arquivo csv, como eu faria para poder voltar a fazer operações no conjunto de dados original?

1 resposta

Boas joão! Tudo bem? Espero que sim!

Infelizmente, não há uma forma de padrão de reverter as mudanças de um DataFrame. Mas existem práticas que nos ajudam a evitar esse tipo de problema. Vou tentar explicá-las e dar exemplos para facilitar a compreensão.

Uma das principais formas de evitar que os dados ou o dataset original seja perdido é não realizar operações com inplace nele. Vamos supor que você tem uma base de dados com todos os filmes, e algumas informações sobre. Caso nem todos os filmes lhe interessem para suas análises, é interessante *criar um outro DataFrame com só os dados que lhe interessam, por exemplo, os filmes com médias acima de 8.

Supondo que agora você possui dois Data Frames, o todos_os_filmes e filmes_com_media_acima_de_8, agora você pode realizar operações com inplace no segundo sem perder os dados originais, assim como pode fazer outras análises a partir desse do dataset original.

Outra possibilidade é utilizar a função pd.copy(), que cria uma cópia de um DataFrame, de modo que pode-se realizar operações em sua cópia sem alterar o conteúdo original. Caso lhe interesse, cá está o link para a Documentação, mas que infelizmente só está disponível em inglês.

Em suma, as melhores práticas para evitar perder os dados originais são: (1) realizar uma cópia do DataFrame original e realizar as operações nela, ou (2) criar datasets menores com os dados que lhe interessam a uma análise preservando o conteúdo original.

Espero ter ajudado! Bons Estudos