1
resposta

Desespero de um iniciante

Pessoal eu estou com um grande problema, eu faço os cursos da alura mas o projeto do curso não é o suficiente pra consolidar o conhecimento dos cursos. Eu tava estudando backend e fui pro codewar, não conseguia desenvolver nem o exercicio mais basico então resolvi ir pro frontend que parecia mais amigavel. Fiz alguns cursos do frontend e resolvi praticar pra consolidar o conhecimento, fui pro frontend mentor e nos projetos mais basicos requer conhecimento que não aprendi no curso. Pensei que tudo bem, vou pesquisando no google, mas tem situações que eu não sei nem como expressar, como poderia pesquisar no google e então travo.

Eu to bem desanimado, com vontade de desistir e triste que paguei o curso e ta correndo o tempo e não to progredindo. Eu tinha encontrato um rapaz que é junior no frontend, bem legal o rapaz. Ele tava disposto a tirar uma hora do dia pra desenvolver os projetos comigo e ir me explicando as coisas, porém arrumei um trabalho no cinema agora e meu horario ficou bem apertado, não vamos mais poder estudar juntos. Novamente estou me sentindo num beco sem saida, sem saber o que fazer.

Estou pois quero a opinião de vocês de como eu poderia contonar essa situação, se vocês conhecem algum grupo de estudo ou alguma solução. Estou disposto até a pagar alguém pra estudar comigo, ser meu mentor.

Obrigado pela atenção, estou ansioso pelas repostas.

1 resposta

Olá, Vinícius!

Esse sentimento de não estar evoluindo é comum até certo ponto, mas certamente sinaliza que você precisa rever algumas coisas em seu método de estudos.

Particularmente, eu gosto bastante aqui dos cursos da Alura porquê eles acabam dando um direcionamento pros nossos estudos, e nos ensinam uma maneira prática de construir alguns projetos que servem como uma pequena experiência nas tecnologias que estamos vendo.

A questão é que somente assistir vídeos e reproduzir o que está sendo passado não assegura que você está de fato absorvendo o conhecimento passado ali (e esqueça essa coisa de decorar tudo que você nos cursos, porque é quase impossível). Uma boa ideia é vc tentar executar um projeto semelhante ao que você acabou de estudar em algum curso, mas mudando o contexto (se o instrutor fez um site de Barbearia, você faz um site de Pet Shop, por exemplo), assim você acaba relembrando o que foi passado no curso, mas exercitando sua criatividade ao fazer algo um pouco diferente.

Outra questão também é se agarrar aos fundamentos básicos: Muitas vezes, entendemos o que o instrutor está passando nas aulas, mas não conseguimos entender "a essência" do conteúdo, e como aplicar aquele conhecimento em outro contexto. Para essa questão, o que eu te indico é LER A DOCUMENTAÇÃO da tecnologia que você está utilizando, e procurar outros tutoriais também, se necessário.

Outra boa dica é buscar livros sobre o assunto. Geralmente, livros são bem didáticos e trazem as informações em contextos variados, e o próprio fato de demorar bem mais pra ler o livro do que assistir um curso online, faz você ter contato por mais tempo com os mesmos conceitos.

Se realmente é isso que você quer, não desista, mas procure adequar sua maneira de estudar para ter melhores resultados.

Boa sorte em seus estudos!