Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Desenvolvimento web full stack

Olá amigos,

Eu pretendo aprender todas as tecnologias necessárias para ser um programador full stack.

Eu pretendo me aprofundar mais em HTML e CSS e depois começar a aprender Angular e Node e tecnologias relacionais (banco de dados não-relacional, por exemplo). Também vejo muito usarem Java com MySQL no back-end, mas ainda não sei se o Node.js tem o poder de substituir o Java com MySQL. E, num futuro próximo, talvez aprender algo sobre Ionic.

Gostaria que vocês me indicassem em que ordem eu devo fazer os cursos de Angular, Node, MongoDB e Java com JDBC.

2 respostas

Boa tarde Lucas,

Seguinte, o node não substitui o java. Se falarmos apenas em java tem o core da linguagem com OOP, todas as APIs, java web(servlet, jsp e outras especs.) jdbc para acessar banco, porem atualmente se usa JPA e não mais JDBC puro. Eu aconselho focar no grupo de tecnologias que tiver mais afinidade e depois então passar para java e seu ecossistema.

Espero ter ajudado, abraços

solução!

Boa tarde, Lucas! Tudo bem, cara? =)

Bem legal o fato de você querer ser Full-Stack, parabéns pela iniciativa! =)

Sobre as tecnologias que você quer aprender... Se me permite, não sei se vale muito a pena você investir em Java juntamente com Node... Entendo que possa estar com receio de o Node não substituir o Java, mas é interessante você tentar focar em um só, caso contrário você pode acabar se confundindo bastante!

Mas vamos lá...

  • AngularJS é um framework utilizado para a criação de Single Page Applications. Recomendo que você já comece na versão 2, pois não há compatibilidade alguma entre as versões 1 e 2, o código foi totalmente alterado.

  • Node é a base para rodar JS no Back-End, então talvez valha a pena você investir em começar com ele.

  • MongoDB é a parte de BD não relacional. Acho que logo depois de aprender Node já seja interessante.

  • Java é para o Back... Se realmente tiver interesse, você pode dar uma olhada depois de ter feito o restante, pelo menos você já vai ter conquistado sua meta de Full-Stack.

Então a ordem que eu recomendo é a seguinte:

Node -> MongoDB -> AngularJS -> Java.

Só toma cuidado aí, que você está optando por aprender muitos frameworks ao invés da linguagem de fato. É bacana aprender as ferramentas, até pela facilidade e rapidez, mas a base (linguagem) acredito que seja sempre mais importante... Se você puder, tenta aprender JS avançado antes de partir para esses aí, sacou? =)

Enfim, espero ter ajudado! Rs.

Abraço e bons estudos, cara! =)

Fábio