Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Desenvolvimento em NodeJS - É comum a utilização de classes ECMAScript 6?

Boa noite.

Eu trabalho com Java e estou pensando em aprender NodeJS. A ideia de desenvolver no back-end em JS me parece bem interessante pois é uma linguagem que está evoluindo rapidamente e as aplicações em Node parecem ter uma performance ótima, além do custo de hospedagem ser bem interessante.

Tenho algumas dúvidas:

1) Ao desenvolver em Node é comum utilizar as classes do ES 6 assim como se usa no front-end (por exemplo igual ao Angular 2)?

2) Vocês acham que é normal utilizar a estrutura de Controller > Service > DAO/Repository, assim como normalmente se usa em Java/C#? Pelo que vi no "Controller" será preciso utilizar Promises ou passar um callback para a função que eu precisar chamar no Service.

3) Sabem se os cursos de Node da Alura ensinam a utilizar essas classes do ES 6?

Obrigado.

2 respostas
solução!

André, boas perguntas! Vamos direto as indicações.

1 - Sim, você pode usar e é até recomendado que use, vale a pena sempre olhar a questão do suporte, alguma coisa pode eventualmente ainda não estar funcionando 100% no Node como funciona no navegador. Se não estou enganado, as versões mais novas do node já suportam as classes sim.

2 - A questão arquitetural da aplicação pode ser feita a seu gosto. Acho comum sim esse tipo de abordagem. O uso de Promises é encorajado para toda operação assíncrona, o DAO por exemplo também pode e talvez até deva ser dessa forma. Assíncrono é uma das fortes características do Node, não recomendo fugir disso.

3 - Os 3 cursos de javascript avançado ensinam ES6, padrões de projetos e muitas outras coisas. Recomendo muito. Algumas partes só não vão ser aproveitadas para o node por que usam APIs do navegador em si.

Obrigado Wanderson.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software