1
resposta

Desenvolvimento do PDI

Como Líder devo construir em conjunto com o colaborador um PDI, ou devo incentivar o colaborador a desenvolver o PDI por si mesmo?

Obrigado

1 resposta

Oii, Jefferson! Tudo bem?

O interessante é que seja um esforço colaborativo entre você, como líder, e o colaborador. Trabalhar em conjunto permite que o PDI seja mais alinhado com as necessidades da organização, ao mesmo tempo que respeita e incorpora as aspirações e interesses pessoais do colaborador.

Converse com o liderado para entender as metas e incentivos que ele possui quanto aos estudos, isso ajuda você a alinhar as expectativas. Ajuda também a identificar áreas que precisam ser desenvolvidas, sendo elas técnicas ou interpessoais. Traçando o conteúdo, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo para o liderado atuar no PDI, mas sejam realista com as metas que sejam prazos tangíveis. E para acompanhar o andamento, crie reuniões esporádicas para conversar sobre o que está sendo feito e aprendido.

Ao incentivar o colaborador a participar ativamente do desenvolvimento do PDI, você está promovendo a autonomia e o engajamento, mas o suporte e orientação de um líder são fundamentais para que o plano seja realista e alinhado com as expectativas da organização.

Espero ter ajudado e bons estudos!