3
respostas

Desenvolvimento de apps e trabalho em equipe

Boa tarde!

Gostaria de uma ajuda quanto a trabalho de desenvolvimento em equipes.

Trabalhei a vida inteira desenvolvendo sozinho, porém estou em um momento em que preciso liderar uma equipe de desenvolvimento para desenvolver um app que eu já comecei a desenvolver sozinho.

Como preparar o código pra isso? Qual a melhor forma de começar a disponibilizar seu código para outras pessoas? Tem algum curso aqui em que posso aprender mais sobre isso? Além de Scrum e outras metodologias de desenvolvimento Ágil, pergunto sobre disponibilidade de código mesmo e ferramentas que poderão me auxiliar neste trabalho em equipe.

Realmente preciso de ajuda neste assunto.

Muito obrigado pela atenção de sempre de vocês!

3 respostas

Oi Fabrício, nesse caso acho a melhor opção é utilizar o git mesmo, você já utiliza nos seus projetos?

Joel, sim uso o Git. Essa ferramenta eu sei que será a principal pra mim rsrs.

Em relação ao código, conforme comentado acima, o GIT acabaria sendo necessário, seria interessante combinar primeiro com a equipe uma forma de trabalho (como usar os branches, como rotular os commits, etc...). Existe uma forma de usar o Git chamada "Git Flow" que pode ser interessante.

https://medium.com/trainingcenter/utilizando-o-fluxo-git-flow-e63d5e0d5e04

O Scrum entra na parte de organização, seria para você quebrar o desenvolvimento em etapas, sendo cada etapa um entregável.

A padronização de código se faz necessária. Quando eu estudei aplicativos hibridos em React Native, se utilizava ESLINT para padronizar o código e Prettier para deixar mais apresentável. Se usava ambos no React e no backend (Node)

No caso do backend, eu não sei qual a tecnologia que você vai utilizar, mas. é interessante utilizar Swagger ou BlueprintAPI para documentar

Algo que também deve ser considerado são os testes automatizados. Como eu trabalho com Javascript, algo que se usa neste sentido é o JEST.