Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Desenvolvimento de Aplicação WEB

Bom dia, tudo bem com vocês?

Eu tenho uma tremenda dúvida relacionada a desenvolvimento WEB, antes de mais nada não me refiro a código, mas a metodologia e melhores práticas.

Estou analisando a possibilidade de desenvolver um programa WEB, porém é melhor eu mesclar na mesma página Exemplo HTML, PHP ligado ao Banco, ou trabalhar totalmente separado, no servidor fica em PHP apenas recebendo requisições e devolvendo dados via JSON por exemplo, e no Front-End eu uso apenas HTML, CSS e JavaScript fazendo requisições via AJAX?

Com tudo que apendi até agora no Front-End eu fiquei com esta tremenda dúvida, até hoje o pouco que trabalhei para WEB eu fiz mesclado PHP com HTML por Exemplo.

Outra questão é que nos Cursos que Fiz até agora no Front End eu não vi reaproveitamento de página como fazemos com o PHP por exemplo ao criarmos o Head.php e o Body.PHP onde posso incluir em várias páginas e ter este reaproveitamento.

A princípio eu serei o programador de tudo Front-End e Back-End, porém pode ser que venha a separar isto eu fique com o Back-End e outro programador com o Front End como separar as coisas neste cenário?

Agradeço muito a atenção de vocês.

4 respostas

Oi Willian, depende muito do tipo de aplicação que você quer construir.

Na minha opinião você deveria começar com o mais simples que seria o "mesclar na mesma página Exemplo HTML, PHP ligado ao Banco".

A menos que sua aplicação seja muito complexa, como um facebook ou trello ou inbox, os quais possuem atualizações constantes na tela, elementos como cards que se movem, janelas de chat etc, o php sozinho com html será suficiente pra você desenvolver o sistema além de manter a complexidade de desenvolvimento baixa.

Abraços!

Oi Philippe, tudo bem?

O sistema vai nascer pequeno e vai crescer, posso considerar que será um ERP lite, terá cadastros, controle de acesso, impressão. Atualmente eu sou o único programador, mais conforme for crescendo acredito que a empresa deva contratar mais profissionais, neste caso optaria por separar as tarefas.

Mesmo assim é interessante mesclar?

e pretendo depois de estar rodando desenvolver um APP também com algumas funcionalidades dele. Agradeço muito a atenção.

solução!

Oi Willian, eu acredito que seja melhor você começar pelo simples, criar um mínimo produto viável e ver se o produto realmente tem publico alvo, se é viável economicamente, depois você começa a pensar no crescimento etc. Muitas startups começam assim, você pode fazer nosso curso de Lean Startup pra conhecer um pouco mais essa ideia https://www.alura.com.br/curso-online-lean

Mas isso vai muito da sua experiência também, se você ja se sente confiante como programador para desenvolver uma aplicação usando diferentes frameworks, linguagens e tecnologias talvez faça sentido já começar com essa separação, mas saiba que isso vai adicionar uma complexidade em seu projeto que talvez nesse começo você queira evitar.

Não tem uma resposta correta para essa pergunta, tem muitas coisas para serem consideradas.

Muito obrigado, realmente vou seguir suas orientações.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software