1
resposta

Desenvolvimento app mobile

Olá, tudo bem? Me chamo Gabriel, e minha dúvida é: gostaria de desenvolver do absoluto zero um aplicativo mobile que rode tanto em android quanto em IOS, mas não sei nada de programação, no entanto quero realmente aprender e colocar isso em prática, estou disposto a me dedicar o quanto for necessário para que esse aplicativo saia da imaginação e tenha vida rs, seria algo semelhante a dinâmica do uber, mas voltado totalmente a fazer uma ponte entre clientes e prestadores de serviços, ex: Você deseja contratar um chaveiro, um eletricista, um pedreiro, um montador de móveis, e você faria o acesso nesse meu aplicativo para encontrar esse prestador de serviço de forma prática e rápida, inclusive utilizando de geolocalização via maps integrado ao app, poderia fazer avaliações do serviços contratados e também ver o perfil do prestador e também as avaliações que ele tem, fazer o pagamento via app ou não, enfim essa é minha ideia inicial de um aplicativo nesse sentido, minha dúvida é realmente por onde começar? o que fazer? o que preciso? pois disponibilidade e dedicação está latente em mim, realmente quero fazer isso, mas preciso de ajuda para sanar essas perguntas e começar o projeto, preciso de ajuda para identificar isso, alguém se disponibiliza para me esclarecer? obrigado

att

Gabriel Leite Gomes

1 resposta

Olá, Gabriel, como vai?

É muito bacana ver sua dedicação para tirar essa ideia do papel! Como você quer desenvolver um aplicativo que funcione tanto no Android quanto no iOS, minha sugestão é começar com o Flutter. Com ele, você consegue criar apps para as duas plataformas, o que facilita bastante o desenvolvimento.

Um caminho para te ajudar a começar:

• Aprenda Dart: Primeiro, é importante entender a base do Flutter, que é a linguagem Dart. Para isso temos essa formação (está em pré lançamento, então alguns cursos ainda serão lançados).

• Estude o Flutter: Depois de entender o básico de Dart, mergulhe no Flutter para aprender como criar interfaces de usuário, interagir com APIs, e lidar com funcionalidades. Temos essa formação em Flutter. É bem completa e vai te dar uma base muito boa no framework.

• Geolocalização e Maps: O Flutter possui pacotes prontos, como o geolocator e o google_maps_flutter, que permitem implementar a localização no seu app e integrar mapas.

Se quiser saber um pouco mais antes de começar a estudar, você pode ouvir esse podcast do Hipster Ponto Tech, onde falam sobre Ecossistemas Mobile e também tem esse artigo que também pode te dar um norte sobre o assunto.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado