Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Desenvolvimento android x multiplataforma

Gostaria de saber qual o melhor framework para desenvolver app's multiplataforma sendo que tenho conhecimento em java. Queria saber também se a plataforma codorva se baseia em java ou somente em html/javascript e se esse seria o framework ideal para trabalhar com base nos conhecimentos que possuo.

4 respostas

O Cordova é todo em HTML/CSS/JS. Se vc nao vem de Web, não parece uma boa ideia.

Eu desconheço soluções multiplataforma baseadas em Java entre as ferramentas mais famosas. O mais perto que talvez sirva é o Xamarin que permite multiplataforma com C# que é bem parecido com Java.

(tanto Cordova quanto Xamarin tem curso aqui na Alura se quiser dar uma fuçada pra ver se rola pra vc)

E em questao de mercado de trabalho? um profissional que desenvolve somente em android(pelo fato de ter conhecimento em java) é considerado limitado ou tem um mercado bom pra desenvolvimento em aplicações android? Alguma sugestao de que rumo deveria ter ?

Oi Lucas,

Em grandes e medias empresas os times de Android e iOS costumam ser ate separados. Entao existe sim um mercado grande pra quem se especializa em um deles apenas.

Em pequenos projetos talvez fosse um diferencial saber os 2, mas voce pode começar com Android e caminhar pro iOS em seguida tbm, claro.

O Cordova tem um certo mercado tbm. Pode ser uma boa area. Mas meu chute é que a procura por devs nativos é maior.

Abraço

solução!

Olá! O que eu aprendi convivendo nas comunidades Android e iOS é que os profissionais que atuam ativamente nas duas plataformas são bem raros. É bem mais comum encontrar pessoas especializadas em uma das plataformas de forma nativa.

As tecnologias híbridas são muito interessantes, mas se você quer mexer com mobile eu recomendo ter conhecimento nativo. As comunidades podem te ajudar bastante, procura o slack das comunidades Android (androidDevBr) e iOS (iOSDevBR)!! Pode ajudar bastante!!! :)

Espero ter ajudado!! Bons estudos!