3
respostas

Desenvolver versão mobile de site

Olá, possuo um site que funciona somente no desktop. Desejo desenvolver uma versão exclusiva para mobile. Por onde devo começar? Existe algum curso na alura para isso? Lembrando que meu interesse é criar um site diferente na versão mobile e não um site responsivo. Por exemplo o facebook, ele possui o site facebook.com e o site m.facebook.com. Como eu poderia fazer isto? Desde já muito obrigado. Att. João Pedro

3 respostas

Olá João Pedro,

Sou aluno aqui da Alura e acredito que existam 2 cursos que podem te auxiliar:

• Curso Web Design Responsivo: Páginas que se adaptam do mobile ao desk
  • Curso Bootstrap: criação de uma single-page responsiva

Porém como pode ver, os dois criam uma página responsiva, o pessoal da Alura martela na questão de ter um site só, e ele ser responsivo e se adaptar nos diversos dispositivos.

No link abaixo tem um post falando sobre isso, mas está em inglês, espero que ajude:

Link

Então o problema no meu caso, é que o site na verdade é um sistema web e como tal ele possui requisitos que devem ser priorizados no lugar do design. A ideia então é criar uma versão mobile do sistema com menos funcionalidades que a versão web. Sobre os cursos citados, já fiz os dois :D rsrs.

Fala João!

Então, acho que não exista nenhum curso na Alura para este caso em específico, mas pelo o que você disse posso pensar em duas soluções:

1) - Levantar todas as funcionalidades que devem estar em ambos os layouts; - Criar uma estrutura que seja responsiva e contenha os itens selecionado acima; - Assim você cria um layout para mobile que se por algum motivo a pessoa acessar de algum dispositivo que não seja mobile o site não irá quebrar;

2) - Criar um novo layout responsivo que contemple todas as funcionalidades, não sei se você está fazendo para você ou para terceiros, mas se for para terceiros mostra uma pró atividade para deixar o sistema mais atual.

Espero ter ajudado.