3
respostas

desenvolver um sistema de finanças e despesas

Boa tarde!

Li os outros comentários sobre essa questão e também discordo que a reposta seja SaaS.

Olhando por uma outra ótica, se o enunciado fosse "uma empresa deseja desenvolver o office 365...", ninguém falaria isso e, provavelmente seria "uma empresa deseja implantar o office 365", nesse caso concordo que seria SaaS.

3 respostas

Olá, Wellington. Tudo bem com você?

Entendo sua dúvida, mas a resposta correta para a questão é realmente Software como Serviço (SaaS).

A questão menciona que a empresa quer "desenvolver um sistema de finanças e despesas para rodar em sua nuvem Azure". Isso indica que a empresa não está apenas implementando um software existente (como seria o caso do Office 365), mas sim criando um novo software.

Nesse caso, a empresa estaria usando a nuvem Azure como uma plataforma para desenvolver seu próprio software, o que se encaixa na definição de SaaS. O SaaS é um modelo de distribuição de software onde o fornecedor do software gerencia todas as questões relacionadas à infraestrutura, como servidores, bancos de dados, e o cliente apenas usa o software através da internet.

Por outro lado, se a empresa estivesse apenas implementando um software existente na nuvem, como o Office 365, isso seria um exemplo de Infraestrutura como Serviço (IaaS) ou Plataforma como Serviço (PaaS), dependendo de como exatamente a empresa estivesse usando a nuvem.

Espero ter ajudado, qualquer coisa manda aqui. Valeu.

Para mim a sua explicação deixa claro que é PAAS. A empresa vai fazer uma aplicação do zero que provavelmente vai usar uma base para amazenar os dados. SAAS é quando a empresa usa um software que já está pronto na nuvem e somente paga uma assinatura para poder utiliza-la.

Pois é @Henrique. Office 365 é SaaS.

A resposta da pergunta do quiz não está correta.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software