4
respostas

Desenvolvendo vários projetos simultaneamente.

Olá, estou no início do curso de métodos ágeis. Talvez minha dúvida seja respondida no decorrer do curso, mas aproveitei para enviar minha dúvida agora para não cair no esquecimento e talvez já conseguir por algo em prática:

Em meu trabalho somos em 6 pessoas. Somos uma equipe bem enxuta, porém que tem dado muito certo no desenvolvimento de sistemas e sites.

Minha dúvida: vi que o SCRUM diz que a equipe deve ser focada em um único projeto (me corrija se estiver errado), mas a nossa realidade hoje é que há a necessidade de trabalhar em vários projetos de forma simultânea, seja porque o cliente acaba demorando para entregar um determinado material, ou enquanto a equipe de designer estão criando algo, os desenvolvedores estão adiantando outros projetos, e etc., isso é possível com SCRUM ou o método que estamos trabalhando hoje não está de acordo e, com isso, preciso reorganizar a equipe?

4 respostas

Olá Douglas! Acredito que o correto seria dividir estas pessoas nos projetos.

Dividindo recursos entre os projetos você começará a ter problemas como desenvolvedores tendo que abandonar tarefas de um projeto para atender a prioridades de outro. Isso dificulta bastante a questão das estimativas de esforço e prazos acabam não sendo cumpridos pois há uma perda de tempo de desenvolvimento entre estas alternâncias de projeto.

Ah sim entendi.

Obrigado pelo contato. Vou procurar adequar minha realidade ao máximo nesse contexto.

Boa noite Douglas, tudo bem? Uma possibilidade seria utilizar o Kanban, como fluxo unificado, onde todos os projetos "caminhariam" no mesmo board.

Um exemplo disso funcionando na prática pode ser visto na apresentação que a Taller fez no Agile Brazil em 2016

https://pt.slideshare.net/Tallerws/kanban-no-fluxo-unificado-de-portfolio-de-projetos-agile-brazil-2016

Caso queira saber mais sobre o assunto, tem alguns vídeos no youtube explicando de forma mais dinâmica.

Qualquer coisa pode postar aqui e vamos conversando!

Espero ter ajudado! Abraços!

oi Eduardo, bom dia.

Bacana, vou dar uma olhada no vídeo.

Obrigado.