O desenvolvimento de jogos é uma das áreas mais dinâmicas da programação, exigindo lógica estruturada e criatividade. Para criar um jogo funcional, utilizamos elementos fundamentais da programação como variáveis, loops e estruturas condicionais.
Este artigo apresenta um guia prático para quem deseja começar a programar jogos, explicando cada conceito essencial e fornecendo exemplos aplicáveis a um jogo simples.
Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Antes de iniciar a programação, é necessário um ambiente adequado. O Visual Studio Code (VS Code) é uma excelente ferramenta para escrever e testar códigos em JavaScript.
Instale o Visual Studio Code no site oficial. Crie um arquivo JavaScript com o nome app.js. Para melhorar a visualização, pressione Ctrl + B para ocultar a barra lateral. Agora, com o ambiente pronto, podemos iniciar a programação do jogo.
Exibindo Mensagens na Tela Todo jogo precisa de uma introdução para o jogador. Para exibir mensagens, utilizamos a função alert(), que cria um aviso na tela.
Exemplo:
r alert("Bem-vindo ao jogo! Prepare-se para uma aventura."); Quando este código é executado, uma janela de alerta aparecerá no navegador com a mensagem informada.
Trabalhando com Variáveis As variáveis são usadas para armazenar informações como pontuação, nome do jogador e número de vidas.
Exemplo: Pedindo o nome do jogador e armazenando na variável nomeJogador.
let nomeJogador = prompt("Digite seu nome:"); alert("Bem-vindo, " + nomeJogador + "! O jogo vai começar."); Aqui, prompt() solicita que o jogador digite seu nome, que é armazenado na variável nomeJogador. O alert() então usa essa informação para exibir uma mensagem personalizada.
Tomando Decisões no Jogo com if e else Os jogos precisam responder às ações do jogador. Para isso, utilizamos estruturas condicionais como if e else, que verificam condições e executam diferentes blocos de código.
Exemplo: O jogador escolhe um caminho.
r let escolha = prompt("Você encontra duas portas: uma azul e uma vermelha. Qual você escolhe? (azul/vermelha)");
if (escolha.toLowerCase() === "azul") { alert("Você encontrou um tesouro!"); } else if (escolha.toLowerCase() === "vermelha") { alert("Você caiu em uma armadilha."); } else { alert("Você hesitou e ficou parado."); } Neste exemplo, a escolha do jogador determina o que acontece no jogo.
Loops: Criando Repetições no Jogo Os loops permitem que determinadas ações se repitam automaticamente, como o acúmulo de pontos ou a movimentação de personagens.
Exemplo: Acumulando pontos até atingir 100.
let pontos = 0;
while (pontos < 100) { pontos += 10; console.log("Pontos: " + pontos); }
alert("Você atingiu 100 pontos!"); Aqui, o while continua adicionando 10 pontos até atingir 100.
Criando um Mini-Jogo de Adivinhação Vamos aplicar o que aprendemos em um jogo simples onde o jogador precisa adivinhar um número secreto.
alert("Jogo de Adivinhação");
let numeroSecreto = Math.floor(Math.random() * 10) + 1; let tentativas = 3; let acertou = false;
while (tentativas > 0) { let chute = parseInt(prompt("Digite um número entre 1 e 10:"));
if (chute === numeroSecreto) {
alert("Você acertou!");
acertou = true;
break;
} else {
tentativas--;
alert("Tente novamente! Tentativas restantes: " + tentativas);
}
}
if (!acertou) { alert("Fim de jogo! O número correto era " + numeroSecreto + "."); } Explicação do código: Um número aleatório entre 1 e 10 é gerado. O jogador tem 3 tentativas para acertar. Se o jogador acertar, o jogo encerra com uma mensagem de vitória. Se errar todas as tentativas, o jogo exibe o número correto.