Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desenvolvendo Habilidades Emocionais para Melhorar a Comunicação

Focado em desenvolver habilidades para identificar e gerenciar emoções em situações desafiadoras,criei uma estratégia que gostaria de compartilhar com vocês.

Primeiro, ao me encontro em uma situação difícil, paro e me pergunto: "O que estou sentindo agora?". Identificar a emoção específica, como medo, raiva ou frustração, é essencial. Em seguida, reflito sobre como essa emoção está impactando meu corpo e comportamento, o que me ajuda a entender melhor o que está acontecendo internamente.

Depois, escolho uma técnica de gerenciamento de emoções que se encaixe na situação, como respiração profunda, mindfulness, visualização de um lugar tranquilo ou afirmações positivas que me acalmam. Com isso, tento me comunicar de forma clara e respeitosa, expressando meus pensamentos e sentimentos sem culpar os outros.

Por fim, observo os resultados e como minha comunicação se transforma após aplicar essas técnicas, anotando o que funciona melhor para mim.

1 resposta
solução!

Ola Guilherme. Eu também sou aluno da Alura. Obrigado por compartilhar. Sua reflexão é muito boa e serve de exemplo para também aplicarmos. Tenho certeza que seguindo os passos sugeridos por você a comunicação será assertiva e com certeza reduzirá tanto conflitos quanto frustações. Precisamos tomar a iniciativa para esse processo. Um abraço, Décio.