Vou deixar a seguir minha tabela de 5W2H que preenchi no intuito de conseguir comunicar melhor minhas ideias e opiniões, no intuito de ajudar outras pessoas a se inspirarem em como preencher as suas e estando aberto para sugestões de melhorias:
What? | Why? | Who? | How? | How much? | When? | Where? |
---|---|---|---|---|---|---|
Conseguir comunicar melhor minhas ideias e opiniões. | Me tornar uma pessoa mais comunicativa e ampliar minhas oportunidades, além de conseguir me destacar quando falar. | Eu; Colegas que posso pedir opiniões e feedbacks. | Investir alguns minutos todo dia para identificar os momentos que consegui ser assertivo no dia, e quais eu não consegui, onde errei e como melhorar; Consumir um material por semana que envolva Desenvolvimento Interpessoal e/ou Intrapessoal; Pensar mais antes de falar; Buscar falar mais compassadamente; Esperar o outro concluir totalmente sua fala antes de me posicionar; Aceitar as críticas de forma mais aberta, mesmo que a outra pessoa não tenha sido tão cuidadosa nas palavras; Identificar o clima da conversa, para saber se é o melhor momento de ser assertivo ou mais passivo, e complementar em outro momento com os ânimos mais controlados; Continuar buscando materiais didáticos para me desenvolver. | 15 à 30 minutos todos os dias para a análise diária; 1 à 2 horas semanais para o consumo de conteúdos novos. | Começando imediatamente e sem fim definido, tentando fazer um acompanhamento da minha evolução a cada 3 meses. | Principalmente no ambiente profissional e no meu ambiente familiar, mas buscar aplicar para todas as áreas. |