Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Desenvolvendo a assertividade - Preenchendo o 5W2H

Vou deixar a seguir minha tabela de 5W2H que preenchi no intuito de conseguir comunicar melhor minhas ideias e opiniões, no intuito de ajudar outras pessoas a se inspirarem em como preencher as suas e estando aberto para sugestões de melhorias:

What?Why?Who?How?How much?When?Where?
Conseguir comunicar melhor minhas ideias e opiniões.Me tornar uma pessoa mais comunicativa e ampliar minhas oportunidades, além de conseguir me destacar quando falar.Eu; Colegas que posso pedir opiniões e feedbacks.Investir alguns minutos todo dia para identificar os momentos que consegui ser assertivo no dia, e quais eu não consegui, onde errei e como melhorar; Consumir um material por semana que envolva Desenvolvimento Interpessoal e/ou Intrapessoal; Pensar mais antes de falar; Buscar falar mais compassadamente; Esperar o outro concluir totalmente sua fala antes de me posicionar; Aceitar as críticas de forma mais aberta, mesmo que a outra pessoa não tenha sido tão cuidadosa nas palavras; Identificar o clima da conversa, para saber se é o melhor momento de ser assertivo ou mais passivo, e complementar em outro momento com os ânimos mais controlados; Continuar buscando materiais didáticos para me desenvolver.15 à 30 minutos todos os dias para a análise diária; 1 à 2 horas semanais para o consumo de conteúdos novos.Começando imediatamente e sem fim definido, tentando fazer um acompanhamento da minha evolução a cada 3 meses.Principalmente no ambiente profissional e no meu ambiente familiar, mas buscar aplicar para todas as áreas.
1 resposta
solução!

Oi David!

Que legal que você está se dedicando a desenvolver suas habilidades de comunicação assertiva utilizando a metodologia 5W2H. Sua tabela está bem detalhada e parece que você já tem um plano sólido para alcançar seu objetivo. Vou compartilhar algumas sugestões que podem te ajudar a aprimorar ainda mais seu plano:

1. What? - Você já definiu claramente o que deseja alcançar, que é comunicar melhor suas ideias e opiniões. Isso é ótimo!

2. Why? - O motivo que você colocou é muito relevante, pois se tornar mais comunicativo pode realmente ampliar suas oportunidades e te ajudar a se destacar.

3. Who? - Além de você mesmo e dos colegas, talvez seja interessante incluir mentores ou profissionais da área de comunicação que possam te dar feedbacks mais especializados.

4. How? - Sua estratégia é bem abrangente. Talvez você possa incluir a prática de técnicas específicas de comunicação assertiva, como a técnica DESC (Descrever, Expressar, Sugerir, Consequências), que pode ser uma ferramenta útil para estruturar suas falas de forma assertiva.

5. How much? - O tempo que você está dedicando parece bem equilibrado. Certifique-se de que essas atividades estejam integradas ao seu dia a dia de forma que não se tornem um fardo.

6. When? - A ideia de um acompanhamento a cada três meses é excelente para avaliar seu progresso e ajustar o plano conforme necessário.

7. Where? - Aplicar essas habilidades em diferentes ambientes, como você mencionou, é uma ótima maneira de se tornar mais versátil e adaptável.

Espero que essas sugestões sejam úteis para você! Seu comprometimento com o desenvolvimento pessoal é inspirador.

Bons estudos!