1
resposta

Desenvolvendo a assertividade como colocar em prática

Segue abaixo um exemplo do 5w2h que esquematizei para me auxiliar a agir menos emocionalmente e reduzir o meu lado grosseiro com as pessoas ao meu redor. O que? (what)= Desenvolver a habilidade de me comunicar de forma mais assertiva e empática, reduzindo reações impulsivas e melhorando meus relacionamentos. Por quê? (why)= Para fortalecer meus vínculos pessoais e profissionais, aumentar minha satisfação pessoal e criar um ambiente mais positivo ao meu redor. Quem? (who)= Eu, com o apoio de minha família e, possivelmente, um profissional da área (psicólogo). Como? (how)= Realizando a autoavaliação de situações do cotidiano, analisando os gatilhos que me levaram a agir emocionalmente ou reprimir sentimentos momentâneos , contando com feedbacks de pessoas mais próximas da família. Quanto? (how much)= Dedicar 30 minutos diários para práticas de autoconhecimento e feedback, ajustando a frequência conforme necessário. Realizar um check-in semanal para avaliar o progresso e celebrar pequenas vitórias. Quando? (when)= Iniciar imediatamente e manter o compromisso por pelo menos 6 meses, com possibilidade de estender o período caso seja necessário. Onde? (where)= Aplicar em todos os ambientes sociais, priorizando aqueles onde a mudança é mais desafiadora, como no trabalho e em casa.

1 resposta

Olá, Gustavo! Como vai?

Parabéns pelo esforço em elaborar um plano de ação! Sua estrutura está bem detalhada e cobre todos os aspectos necessários para alcançar seu objetivo. Continue assim!

Abraço! ✨

Fico à disposição!