Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Desenvolva seu autocontrole

Um dos principais hábitos que preciso aprender a controlar é a distração causada pelo celular.
Já utilizo configurações de "Foco", para reduzir as notificações a quase zero e evitar distrações em momentos de concentração. No entanto, ainda preciso me controlar melhor quando preciso realizar alguma atividade no celular.
Frequentemente realizou a atividade devida, no entanto em seguida acesso alguma rede social e acabo me desconcentrando por alguns minutos.
Creio que este hábito de acessar as redes sociais tem prejudicado minha produtividade.

1 resposta

Oi, Daniel! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões com a comunidade.

Perceber que é preciso controlar o uso do celular já é um grande avanço, e você demonstrou exatamente isso ao identificar a distração causada pelas redes sociais como um dos principais hábitos que afetam sua produtividade. Reconhecer o problema é o primeiro passo para desenvolver o autocontrole e aprender a criar uma relação mais saudável com a tecnologia.

É muito positivo que você já utiliza configurações de foco para reduzir notificações ao máximo durante os momentos de concentração. Essa estratégia mostra consciência e iniciativa. No entanto, como você mesmo observou, ainda é preciso ir um pouco além e trabalhar o comportamento que acontece logo após concluir alguma atividade no celular.

Uma dica prática é criar um pequeno ritual de encerramento: ao terminar a tarefa no aparelho, feche o aplicativo, bloqueie a tela imediatamente e coloque o celular fora do campo de visão. Esse gesto simples ajuda a interromper o ciclo automático de abrir uma rede social sem perceber. Com o tempo e a repetição consistente, esse novo comportamento tende a se tornar natural.

Pequenas mudanças aplicadas com regularidade costumam gerar transformações significativas. Continue investindo nesse processo e conte com o apoio do Fórum nessa jornada.

Você já tentou alguma outra estratégia para evitar esse comportamento automático após usar o celular?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!