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<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cor = ["blue", "red", "yellow", 'green','white', 'purple', 'pink','black']
var iCA = 0
function mudaRaio (){
return (Math.round(Math.random()*50))
}
var raio = mudaRaio();
alert("pressione SHIFT se quiser mudar a cor e ALT para mudar o tamanho");
var desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cor[iCA];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
console.log(x + ',' + y + ' , ' + raio);
if (evento.shiftKey) {
iCA++
alert("a cor atual é " + cor[iCA])
if (iCA >= cor.length){
iCA = 0;
}
}
if (evento.altKey){
raio = mudaRaio()
}
}
tela.onmousemove = desenhaCirculo
onmousedown = function(){
desenha = true;
}
onmouseup = function(){
desenha = false
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>