<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill();
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, Math.PI);
pincel.fill();
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
}
function lidaComMovimentoDoMouse(e) {
let x = e.pageX - tela.offsetLeft;
let y = e.pageY - tela.offsetTop;
if(!(0 <= x && x < 3*tamanhoQuadrados && 0 <= y && y < tamanhoQuadrados ) && desenha){
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
function trocaCor(e){
let x = e.pageX - tela.offsetLeft;
let y = e.pageY - tela.offsetTop;
let yC = (0 <= y && y < tamanhoQuadrados);
if( yC && xVermelho <= x && x < tamanhoQuadrados ) corAtual='red';
if( yC && xVerde <= x && x < 2*tamanhoQuadrados ) corAtual='green';
if( yC && xAzul <= x && x < 3*tamanhoQuadrados ) corAtual='blue';
}
let tela = document.querySelector('canvas');
let pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
let desenha = false;
let corAtual = 'blue';
let xVermelho = 0;
let xVerde = 50;
let xAzul = 100;
let yQuadrados = 0;
let tamanhoQuadrados = 50;
desenhaPaletaDeCores();
tela.addEventListener('click', trocaCor);
tela.addEventListener('mousemove',lidaComMovimentoDoMouse);
tela.addEventListener('mousedown', habilitaDesenhar);
tela.addEventListener('mouseup', desabilitaDesenhar);
</script>