Solucionado (ver solução)
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Desenhe obras de arte

Oi pessoal.

Segue minha solução para esse exercício. Cheguei nele antes de ver a resposta do professor.

Acabei seguindo a mesma ideia do professor, mas não criei novas funções.

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaPaletaDeCores() {
        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if ((y > yQuadrados) && (y < tamanhoQuadrados)){
            desenha == false;
            if((x > xVermelho) && (x < xVermelho + tamanhoQuadrados)){
                corAtual = 'red';
            }
            if((x > xVerde) && (x < xVerde + tamanhoQuadrados)){
                corAtual = 'green';
            }
            if((x > xAzul) && (x < xAzul + tamanhoQuadrados)){
                corAtual = 'blue';
            }  
        } else if(desenha) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {
        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {
        desenha = false;
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores();

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;
    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

</script>
2 respostas
solução!

Olá Bruno!

Excelente solução!

Está sendo muito legal acompanhar seu desenvolvimento com os cursos de lógica, e mais uma vez, parabéns por compartilhar o que aprendeu!

Com certeza os colegas do fórum vão ser ajudados pelo exemplos que você vem trazendo aqui no fórum!

E sempre que precisar, conte com a gente! 😄

Poxa Guilherme, muito obrigado. De verdade!

Estou adorando estudar na Alura e nunca imaginei que teria tanto suporte e incentivo.

Estou super ansioso pra começar a estudar Front. Só não comecei hoje porque o dia foi corrido.

E pode esperar, porque vou contar com vocês pra tirar muitas duvidas kkk

Abraços

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