Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Desenhar diagrama

Gostaria de ver o caso de uso em forma de diagrama:

Como atores temos o BRASOIL e os fornecedores. As funcionalidades são cadastrar projeto, colocar proposta, revisar proposta e agendar entrega.

6 respostas

Cara Rosimeiri,

Em breve teremos o lançamento na plataforma da Alura de um curso de UML que apresentará ao aluno o uso prático da ferramenta Astah Community para representar diversos diagramas, dentre eles o de "casos de uso".

Considerando que você já identificou os atores e casos de uso para representação, te convido até mesmo como um exercício inicial de contato com a ferramenta a tentar fazer este diagrama que você indicou.

Segue o link para download da ferramenta Astah Community, ela é gratuita nesta versão: http://astah.net/editions/community

Obrigado pelo contato e bons estudos!

Eu já fiz o diagrama na ferramenta, mas gostaria de saber se está correto!

Cara Rosimeiri,

Não é uma prática comum da plataforma corrigir exercícios que não tenham sido apresentados diretamente pelo instrutor durante a aula.

Mesmo assim, em linha com o seu engajamento no tema uml, fique à vontade de postar aqui o diagrama de casos de uso que você fez e os requisitos base que usou para montá-lo em linha com o negócio que você está representado do que (casos de uso) e por quem (ator) é feito, que tentaremos ajudá-la com esta correção, ok!?

Parabéns pela dedicação aos estudos!

Bom dia! Fiz de duas formas o diagrama: 1) Sem include https://yuml.me/edit/855cd936 2) Com include https://yuml.me/edit/3844aef7

Desde já agradeço imensamente a atenção! Abraços

solução!

Cara Rosimeiri,

Sugiro você usar o "com include", .Por dedução de casos de uso envolvendo propostas sem conhecer em detalhes os requisitos que você está modelando, sugiro você complementar este diagrama da seguinte forma:

para o ator Brasoil - acrescentaria como caso de uso: - finalizar proposta (seria algo para garantir que a revisão da proposta acabou). Neste caso, você pode usar o esteríotipo "extends" ligado ao caso de uso "revisar proposta"

para o ator fornecedor - acrescentaria como caso de uso: - ajustar proposta (para que você possa tratar o requisito de alguma interação entre a Brasoil e o fornecedor durante o processo de revisar e finalizar proposta), ok!?.

Espero que as sugestões acima te ajudem na modelagem deste "diagrama de casos de uso"

Boa sorte e sucesso!

Muitoooo obrigada, ajudou sim! Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software