Estou tentando descobrir alguma forma de o valor aleatorio gerado não permitir o alvo tocar os cantos, ou seja, não cortar um pedaço do alvo. Alguém conseguiu?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou tentando descobrir alguma forma de o valor aleatorio gerado não permitir o alvo tocar os cantos, ou seja, não cortar um pedaço do alvo. Alguém conseguiu?
Uma sugestão é fazer uma verificação na hora de desenhar o círculo para garantir que o x e o y estejam entre valores que não ultrapassem o limite do canvas. Se seu canvas tem 600 x 400, por exemplo, e seu círculo tem raio 10, x tem que ser menor que 590, e maior que 10, assim como y tem que ser menor que 390, e maior que 10. Assim você garante que ao desenhar o círculo ele sempre apareça inteiro no canvas.
Bom dia! Eu consegui, criando uma condicional que impeça o alvo de ficar "escondido". O yA e xA é o posicionamento do alvo e, sabendo que o raio total do alvo é 60, esse é o posicionamento minimo para que ele apareca por completo!
//esta condicional é para evitar que o alvo apareca incompleto no CANVAS(o 60 se dá pelo RAIO total do alvo)
if(yA < 60){
yA = 60;
}
if(xA < 60){
xA = 60;
}