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Desenhando - OK

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false; //controla se o mouse vai desenhar ou não

    function desenhaCirculo(evento) {
        if (desenha) {
            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
          }   
        console.log(x + ',' + y);
    }
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
    function habilitaDesenhar() {
        desenha = true;
    }
    function desabilitaDesenhar() {
        desenha = false;
    }
    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;
//  onmousemove  permite capturar o movimento do mouse, e logo sua coordenada
//  onmousedown  é disparado toda vez que o botão esquerdo do mouse é pressionado
//  onmouseup    é disparado quando o botão esquerdo do mouse é solto
</script>
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solução!

Perfeito Alexandre, parabéns pelo código.

Bons estudos!