<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var desenha = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(desenha) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
}
// O evento do JavaScript que permite capturar o movimento do mouse, e logo sua coordenada
tela.onmousemove = desenhaCirculo; // sem desenhar,só printando o círculo, tela.onclick = desenhaCirculo
function habilitaDesenhar() {
desenha = true;
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false;
}
// Existem os eventos, onmousedown e onmouseup. O primeiro é disparado toda vez que o botão esquerdo do mouse é pressionado e o segundo quando ele é solto.
tela.onmousedown = habilitaDesenhar; // seria o mesmo que dizer que tela.onmousedown = true, mas é na função que definimos a variáve desenha!
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar; // ou tela.onmousedown = false;
// Se eu clico com o botão esquerdo do mouse, aparece o menu e mesmo depois dele sair, posso continuar a desenhar.
// Se eu clico com o botão direito do mouse, posso começar a desenhar.
</script>