<meta charset="utf-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<br>
Escolha uma cor<input type="color">
<script type="text/javascript">
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var escolharCor = document.querySelector('input');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0,0,600,400);
var raio = 10;
var desenha = false;
//var cores = ['white','green','red','blue','orange','yellow'];
var indiceCor = 0;
tela.onclick = function(evento){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
//var raio = 10;
if (evento.shiftKey && raio <= 40){
raio = raio + 10;
}
if (evento.altKey && raio >= 10){
raio = raio - 10;
}
pincel.fillStyle = escolharCor.value;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x,y,raio,0,2*Math.PI);
pincel.fill();
}
tela.onmousemove = function(evento){
if(desenha){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = escolharCor.value;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x,y,raio,0,2*Math.PI);
pincel.fill();
}
}
tela.onmousedown = function (){
desenha = true;
}
tela.onmouseup = function (){
desenha = false;
}
tela.oncontextmenu = function(){
indiceCor++;
if(indiceCor >= cores.length){
indiceCor = 0;
}
return false;
}
</script>