Solucionado (ver solução)
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Desenhando com o mouse.

Acabei vendo o conteúdo do instrutor e aproveite e usei as dicas de funções anônimas no meu programa.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);


    let draw = false;

    // drawCircle


    tela.onmousemove = function (event) {

        if(draw){            

            var x = event.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = event.pageY - tela.offsetTop;
            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();            
        }

        console.log(x + ',' + y);

    }


    tela.onmousedown = function (){
        draw = true;
    }

    tela.onmouseup =  function (){
        draw = false;
    }

     // enableDraw;
     // disableDraw;



</script>
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Show de bola Edson!! Muito bom!!!

solução!

Obrigado Matheus.