1
resposta

Desenhando com o mouse

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgrey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var mouseAcionado = false;

    function desenhaCirculo(evento) {

        if (mouseAcionado) {

            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            pincel.fillStyle = 'blue';
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();

        }

        console.log(x + ',' + y);
    }

    tela.onmousemove = desenhaCirculo;

    function autorizaDesenhoComMouse() {
        mouseAcionado = true;
    }

    function negaDesenhoComMouse() {
        mouseAcionado = false;
    }

    tela.onmousedown = autorizaDesenhoComMouse;
    tela.onmouseup = negaDesenhoComMouse;

</script>
1 resposta

Boa Claudinei!!!