<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ["blue", "red", "green"];
var corAtual = 0;
var pode = false;
function desenhaCirculo(evento) {
if(pode){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = cores[corAtual];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
function podeDesenhar(){
pode = true;
}
function desabilitandoDesenho(){
pode = false;
}
function mudaCor(){
corAtual++;
if (corAtual >= cores.length) {
corAtual = 0;
}
return false;
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
tela.onmousedown = podeDesenhar;
tela.onmouseup = desabilitandoDesenho;
</script>