3
respostas

Desenhando caminhos com a bezier

Boa tarde, Eu simplesmente não consigo fazer um caminho reto com a bezier kkkk as vezes que fiz foi sem querer.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAqui meu quadradinho não fica vermelho como o seu, ele fica azul e o vermelho aparece só na pontinha. Eu clico nele com a bezier e pressiono ctrl até chegar na guia, daí clico novamente e solto o ctrl. Só que quando aperto enter fica assim: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeJá refiz umas 500 vezes e reassisti vc fazer mil vezes e não consigo encontrar o que estou fazendo errado kkkk me ajuda!

3 respostas

Olá, Gabriela

Tudo bem?

Você está usando a versão 1.2 do Inkscape, certo? No curso eu utilizo a versão 1.1, de modo que algumas cores da interface podem estar diferentes.

De qualquer maneira, pelo que entendi o problema é que a sua linha está ficando curva e não reta. Para que qualquer segmento desenhado com a ferramenta Bezier ganhe curvatura no Inkscape é preciso segurar o clique. Portanto, eu acredito que você não esteja apenas clicando, mas mantendo o botão do mouse pressionado. Se eu estiver enganado, me corrija, por favor, ok? Dessa forma, o que deve ser feito é: 1. clique simples com o botão esquerdo do mouse no ponto inicial > 2. soltar o botão do mouse e manter a tecla Control pressinonada (e não o mouse) > 3. clique simples no ponto final (enquanto o Control, e apenas ele, está pressionado).

Se não conseguir resolver nos avise.

Espero ter ajudado!

Abraços

Então, o estranho é que, pressionando ou não o control, a ferramenta bezier fica curvada automaticamente se eu clico no quadradinho do print que eu mostrei, que não é todo vermelho. Agora, se eu começo o traçado pela régua guia e termino na primeira metade do olho, meio que dá certo, mas eu tenho que juntar as duas partes do olho como fizemos quando estávamos vetorizando com a ferramenta quadrado. Foi o único jeito que eu encontrei de seguir com a aula kkkkk não sei mais o que fazer.Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Aqui neste caso eu apenas cliquei no quadradinho, não estou pressionando o control nem nada, e a bezier já está curvada. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Aqui eu cliquei na guia primeiro e depois no traçado da primeira metado do olho, sem apertar o control nem nada, e a bezier fica reta. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Aqui eu dei enter e juntei os dois traçados. Posso fazer dessa forma? Por que minha bezier não emenda os caminhos?

Oi, Gabriela

Sinceramente, não sei o que está acontecendo. Se você está seguindo como foi apresentado em aula, não há motivo para o desenho da ferramenta Bezier ser curvado, porque essa não é a configuração normal do software. Ir desenhando de clique em clique sempre vai gerar segmentos de linha retos, e não curvos. E o mesmo vale para a união de pontos desenhados: por padrão, eles sempre podem ser unidos. Falando sobre retas, é preciso ou mudar a maneira como a ferramenta trabalha (usando, por exemplo, opção Create BSpline path, mas pelo print que você mostrou não é o caso) ou manter o clique pressionado para que as linhas não sejam criadas retas.

Abraços