Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Desempenho do Docker: Linux vs Windows

Bom dia!

Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a performance nos S.O Windows e S.O Linux.

Pelo que eu vi, no Linux a instalação do Docker é realizada diretamente no S.O, sem a necessidade da criação de uma micro VM, né isso? Já no Windows é necessário ter o Hyper-V ou VirtualBox justamente para rodar o Alpine que é um S.O nativo do Linux.

Então, teoricamente no Windows há uma pequena degradação na entrega das apps ao usuário final?

3 respostas

Eu acabei de entrar nesse mundo de TI. Eu uso Linux pra rodar o docker e kubernetes e é o que todos vem me indicando. Acredito que só pelo fato de nao ter que usar imagens pra rodar algo já te dá bastante ganho, sem contar o suporte que tu vai ter da comunidade. Indico tu já cair pra o linux.

solução!

Olá, tudo bem?

Em um cenário de produção é bem pouco provável que o host Docker seja uma máquina Windows por vários motivos como escala (leva muito mais tempo pra levantar um SO Windows completo em uma VM do que usar uma distro Linux enxuta só com o necessário pra funcionar), ferramentas pra provisionar essa infraestrutura vão na grande maioria se basear no Linux (Ansible, Chef, Puppet, Terraform ...). Em ambientes reais geralmente é usado um repositório das imagens Docker pra a partir desse ambiente colocar os containers em execução (Docker hub, AWS ECR, Gitlab Registry, ...).

No caso do ambiente local de desenvolvimento, faz pouca diferença entre MacOs, Windows ou Linux desde que você entenda o comportamento do Docker em relação ao kernel Linux (endender Docker no contexto como funciona mapeamento de portas, gestão recursos memória, cpu, ... entender o que é entrypoint ... conhecer multi-stage build é sem dúvida um diferencial).

Em resumo, em sistemas com usuário reais as aplicações ou estarão sendo executadas em ferramentas que funcionam como uma camada de abstração baseadas em Linux como soluções que a gente encontra no Azure, AWS, GCP ... ou em servidores Linux diretamente.

Um abraço e bons estudos.

Muito bom pessoal, obrigada!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software