Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Desculpe estou na quinta aula e tenho que criticar

Gostaria de uma explicação detalhada afinal isso é curso coreto ?

O que um setter ? para que ele serve ? porque usar ? quando usar ? O que um getter ? para que ele serve ? porque usar ? quando usar ? Exemplos do uso Aulas rápidas apenas com demonstração Quero aula mesmo mostrar como faz e porque faz. Uma outra coisa da video aula em cima da conta e pede exercício em cima de funcionários ???? Outra aula o video foi com turma e os exercício foram em cima de funcionários De verdade esta impossível alcançar o racicinio

2 respostas

Concordo plenamente Wander, foi feita muita bagunça nas aulas.

Começamos todos os exemplos com Empresa, Funcionários e demais, ai do nada vem uma vídeo aula com Conta, depois volta para Funcionários, assim fica difícil, não dá pra ficar misturando tudo, parece que estão reaproveitando os vídeos.

solução!

Boa tarde, Wander! Como vai?

Getters e setters são métodos que servem para obter ou atribuir valor a um atributo que está encapsulado dentro da sua classe.

Exemplo:

Suponha que vc tenha uma classe Funcionario e uma classe de teste, da seguinte forma:

public class Funcionario {
    private String nome;
    public String getNome() {
        return this.nome;
    }
    public void setNome(String nome) {
        this.nome = nome;
    }
}
public class TestaFuncionario {

    public static void main(String[] args) {
        Funcionario f = new Funcionario();
        f.nome = "Pedro"; //isso não irá compilar
        f.setNome("Pedro"); //isso irá funcionar
        System.out.println(f.getNome()); //irá apresentar Pedro na saída padrão
    }
}

Veja nesse exemplo de código que sua propriedade nome está encapsulada dentro da classe Funcionario, uma vez que atribuímos o modificador de acesso private para ela. Portanto, uma vez que esse atributo é privado, eu não posso acessar ele diretamente fazendo f.nome = "Pedro"; como tentei fazer na classe TestaFuncionario. Dessa forma, eu preciso de uma forma que me permita acessar o atributo nome e é aí que entram os getters e setters. Através do getNome() eu consigo acessar o valor do atributo nome e através do setNome(String nome) eu consigo atribuir um novo valor ao atributo nome.

Em outras palavras, para todo atributo que esteja encapsulado dentro de suas classes, vc precisará escrever um get e um set caso queira obter e alterar o valor de tal atributo, o que vai determinar ou não a necessidade de manipulação do seu atributo será a lógica do seu programa.

Conseguiu entender? Respondi suas perguntas?

Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software