Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Descubra o Método 70-20-10: O Segredo para Aprender Mais e Melhor no Trabalho!

Olá, pessoal!

Vocês já ouviram falar do método 70-20-10? Esse modelo é uma referência mundial quando o assunto é desenvolvimento profissional e aprendizagem corporativa!

De forma simples, o método propõe a seguinte divisão para o nosso aprendizado:

70% das nossas competências vêm da experiência prática, ou seja, aprendemos mais fazendo, enfrentando desafios reais, solucionando problemas e assumindo novas responsabilidades no dia a dia.

20% é fruto das interações sociais: conversas com colegas, feedbacks, trocas de experiências, mentoria e networking.

10% corresponde aos treinamentos formais, como cursos, palestras, workshops e leituras técnicas.

Na prática, isso significa que se desenvolver profissionalmente vai muito além da sala de aula. O segredo está em buscar oportunidades reais de aplicar o conhecimento, pedir feedback, trocar ideias e, claro, não abrir mão dos cursos e especializações para complementar.

Esse método tem sido muito usado em grandes empresas para potencializar o crescimento dos colaboradores, mas funciona para todo mundo que quer aprender de verdade!

E vocês, já aplicaram (ou pretendem aplicar) o 70-20-10 no dia a dia? Compartilhem suas experiências!

1 resposta
solução!

Olá, Elison!

Conheço bem o método 70-20-10 e realmente é uma abordagem poderosa para o desenvolvimento profissional. Acho muito importante destacar como a experiência prática (os 70%) molda nosso aprendizado de forma mais eficaz e duradoura. Nada substitui o “aprender fazendo”.

Complementando o que você disse, acredito que o aspecto dos 20% as interações sociais é muitas vezes subestimado, mas é essencial para ampliar perspectivas, identificar pontos cegos e desenvolver soft skills. O feedback construtivo e as trocas colaborativas transformam o aprendizado individual em aprendizado coletivo.

Por fim, os 10% dos treinamentos formais são a base para estruturar o conhecimento e manter-se atualizado com as melhores práticas, mas só terão real valor se integrados às outras duas dimensões.

Eu tento aplicar o método no meu dia a dia focando em projetos desafiadores e processos também, buscando feedback constante com colegas e participando de cursos para reforçar conceitos.

Se a resposta te ajudar, marque como solucionada.

Quer que eu deixe mais curto ou mais informal?