Olá, Boa noite
Eu fiquei um pouco confusa, qual a diferença entre Descrição de Tarefas e Diagrama/fluxo de Tarefas? Se fala Diagrama do fluxo de tarefas e Diagrama da descrição de tarefas? Fiquei meio confusa. Abçs
Shana Monteiro
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Boa noite
Eu fiquei um pouco confusa, qual a diferença entre Descrição de Tarefas e Diagrama/fluxo de Tarefas? Se fala Diagrama do fluxo de tarefas e Diagrama da descrição de tarefas? Fiquei meio confusa. Abçs
Shana Monteiro
Oi, Shana, tudo bem?
Vou indicar alguns artigos para leitura complementar e explicar brevemente alguns conceitos
Sitemap: representa toda a estrutura de um app ou site, ele nos mostra quais as páginas existentes desse produto. Como página de login, página de configurações...
Task flow: conhecido como fluxo de tarefas, ele representa uma parte do sitemap em que uma tarefa é relizada, de forma um pouco mais detalhada.
User Flow: conhecido como fluxo do usuário, ele representa como o usuário percorre a tarefa, se ele toma decisões, passa por páginas de erros. Esse diagrama é mais detalhado pois nos dá a visão do usuário sobre o produto.
Exemplo prático:
No sitemap nós temos uma página de busca. No task flow temos as opções: Clicar no campo de busca > Escrever a busca > Enviar a busca. No user flow nós temos: Início > Clicar no campo de busca? Se sim vai para > Digitar a busca > Enviar a busca? Se sim vai para > Buscar
Resumidamente, no sitemap nós temos a visão geral das páginas, no task flow nós temos a visão geral das tarefas e no user flow temos a visão de como o usuário realiza essas tarefas
Vou deixar os links de artigos para leitura:
Sitemap e User Flow: Quais as Diferenças e Quando Usar Cada Um?
Fluxos de tarefas de UX vs fluxos de usuários. Esse está em inglês mas você pode traduzir direto do navegador com o uso do google translate
Espero ter ajudado, caso ainda tenha dúvidas é só mandar no fórum!