1
resposta

Descrição e Diagrama: Qual a diferença?

Olá, Boa noite

Eu fiquei um pouco confusa, qual a diferença entre Descrição de Tarefas e Diagrama/fluxo de Tarefas? Se fala Diagrama do fluxo de tarefas e Diagrama da descrição de tarefas? Fiquei meio confusa. Abçs

Shana Monteiro

1 resposta

Oi, Shana, tudo bem?

Vou indicar alguns artigos para leitura complementar e explicar brevemente alguns conceitos

Sitemap: representa toda a estrutura de um app ou site, ele nos mostra quais as páginas existentes desse produto. Como página de login, página de configurações...

Task flow: conhecido como fluxo de tarefas, ele representa uma parte do sitemap em que uma tarefa é relizada, de forma um pouco mais detalhada.

User Flow: conhecido como fluxo do usuário, ele representa como o usuário percorre a tarefa, se ele toma decisões, passa por páginas de erros. Esse diagrama é mais detalhado pois nos dá a visão do usuário sobre o produto.

Exemplo prático:

No sitemap nós temos uma página de busca. No task flow temos as opções: Clicar no campo de busca > Escrever a busca > Enviar a busca. No user flow nós temos: Início > Clicar no campo de busca? Se sim vai para > Digitar a busca > Enviar a busca? Se sim vai para > Buscar

Resumidamente, no sitemap nós temos a visão geral das páginas, no task flow nós temos a visão geral das tarefas e no user flow temos a visão de como o usuário realiza essas tarefas

Vou deixar os links de artigos para leitura:

Espero ter ajudado, caso ainda tenha dúvidas é só mandar no fórum!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software