4
respostas

Describe no boxplot

Tem alguma função que coloque as informações da função "describe()" no "Boxplot" ??

4 respostas

Olá Ceilton, tudo bem?

Sim, você pode combinar a função describe() do Pandas com a criação de um boxplot para visualizar estatísticas descritivas junto com a representação gráfica dos dados.

Deixo um exemplo de código:

import matplotlib.pyplot as plt
import pandas as pd

data = {
    'A': [1, 2, 3, 4, 5],
    'B': [5, 6, 7, 8, 9]
}
df = pd.DataFrame(data)

description = df.describe()

# Criação do boxplot
plt.figure(figsize=(8, 6))
df.boxplot()

# Adiciona a descrição como texto na figura abaixo do gráfico
plt.figtext(0.1, -0.1, description.to_string(), ha='left', va='top')  
# Ajuste o valor de y (no segundo argumento) para posicionar o texto como desejado

plt.title('Boxplot com Estatísticas Descritivas')
plt.show()

O método description.to_string() converte as estatísticas descritivas de um DataFrame, calculadas com o método describe() do Pandas, em uma representação formatada de texto.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Agradeço a resposta, mas não era exatamente isso que eu tinha em mente... Pensei em colocar os valores como minimo, maximo, quartis, media... na sua devida posição na figura do grafico boxplot...

Oiee, Cleiton! Tudo bem?

Até daria para adicionar os valores com o Matplotlib, mas você teria que adicionar na forma de texto e seria bem trabalhoso. O que eu recomendaria nesse caso é criar um gráfico interativo com a biblioteca Plotly, que é abordada na última aula do curso. Com ela, ao passar o mouse pelo boxplot, as estatísticas são exibidas diretamente no gráfico. Segue um exemplo de como fazer isso:

import plotly.express as px
import pandas as pd

data = {
    'A': [1, 2, 3, 4, 5],
    'B': [5, 6, 7, 8, 9]
}
df = pd.DataFrame(data)

fig = px.box(df, y=["A", "B"])
fig.show()

Este código cria um boxplot interativo onde, ao passar o mouse sobre os elementos do gráfico, você pode visualizar as estatísticas descritivas como mínimo, máximo, quartis e média diretamente no gráfico. A Plotly facilita muito a criação de gráficos interativos e é uma ferramenta poderosa para análise de dados.

Espero que isso ajude! Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

É assim que eu gostaria. Vou estudar o gráfico. Obrigado.