Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Descrever a experiência profissional no CV sim ou não?

Olhei o resultado de alguns CVs construídos nas aulas e percebi que em um era descrito um parágrafo ou dois sobre a experiência profissional e em outro somente foi listado o título da vaga, nome da empresa e ano. Nos currículos gráficos quase não há descrição das atividades realizadas. Existe algum modelo mais recomendado? Estava montando o meu e percebi que colocando um pequeno parágrafo para descrever cada experiência profissional relevante já preenche uma página inteira fácil. As outras informações (formação acadêmica, alguns cursos complementares, habilidades, eventos) já preenchem bastante a segunda página. Tenho impressão de que tem muita informação. É melhor apenas listar as posições que ocupei nas experiências profissionais e, se a pessoa quiser saber mais detalhes, visita o Linkedin?

2 respostas
solução!

Tudo bom Luan?

Também sou da área de tecnologia, por experiência, é sempre bom ter dois modelos de currículo: um mais tradicional e um mais moderno (gráfico). Pq é sempre bom adequar o seu conteúdo ao "público" que vai receber o seu currículo.

Um modelo mais tradicional vai ser encaixar justamente em lugares mais tradicionais, como consultorias ou empresas mais formais. Outra vantagem desse tipo de currículo é que muitas empresas têm utilizado plataformas que fazem a leitura e pré-carregamento dessas informações com base no arquivo (.doc ou .pdf) e um modelo com mais texto e sem background e imagens ajuda nessa tarefa. Mais um ponto, ainda hoje muitos departamentos de RH imprimem os CVs dos candidatos, dependendo do layout e da paleta de cores escolhidos dificulta a leitura no papel.

Os modelos mais gráficos ficam legais no seu portfólio, inclusive em profissionais que aproveitam esse layout para criarem uma página pessoal. Esse tipo de currículo é mais aderente a empresas como startups e empresas com uma cultura mais liberal, mais indústria 4.0.

Importante para quem é de desenvolvimento: Github. Ter um perfil no GitHub atualizado e organizado é muito importante. Quando você passa por um líder técnico, ou um gerente da área, é uma fonte muito rica de informações do que você é e como costuma fazer as coisas.

Sobre as informações, é sempre bom destacar no currículo as mais importantes. Quando se é um profissional mais experiente não compensa colocar tudo.

https://business.tutsplus.com/pt/articles/best-html-resume-templates--cms-28115

Muito obrigado, Ronald. Vou seguir seus conselhos :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software