1
resposta

Descreva o que o framework ITIL 4 entende por gerenciamento de serviço.

O framework ITIL 4 é um conjunto de boas práticas que atuam em conjunto visando a criação de valor para clientes de instituições com base na prestação e execução de serviços.

1 resposta

Olá, Rafael! Como vai?

Você já tem uma boa compreensão do que é o framework ITIL 4, mas vamos esclarecer um pouco mais sobre o que ele entende por gerenciamento de serviço.

O ITIL 4 define o gerenciamento de serviço como um meio de habilitar valor para os clientes, facilitando resultados que os clientes desejam alcançar, sem a necessidade de gerenciar custos e riscos específicos. Isso é feito através da oferta e gestão de serviços, que são conjuntos de atividades que entregam valor ao cliente.

Por exemplo, uma empresa de TI pode oferecer um serviço de armazenamento em nuvem. O valor para o cliente não está apenas no armazenamento dos dados, mas também na capacidade de acessar esses dados de qualquer lugar, a qualquer hora, sem a necessidade de se preocupar com a manutenção dos servidores ou a segurança dos dados. A empresa de TI, por sua vez, gerencia todos esses aspectos, permitindo que o cliente se concentre em suas próprias atividades.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software