1
resposta

Descordo da resposta da questão

Por mais que seja um conjunto de ferramentas, ela não auxilia no desenvolvimento e sim em como utilizar a api. Eu até posso fazer a documentação antes, mas não ajuda no desenvolvimento, acredito ser válido a mudança da resposta.

Estou considerando o desenvolvimento como um todo e não somente criar os endpoints/rotas, pois cada linguagem tem sua maneira de fazer.

1 resposta

Olá, Jonathan!

Entendo a sua perspectiva e agradeço por compartilhar seus pensamentos. Acredito que a dúvida possa estar na interpretação do que significa "auxiliar no desenvolvimento de APIs". No contexto deste curso e da pergunta, "auxiliar no desenvolvimento" se refere a facilitar o processo de criação e manutenção de APIs, o que o Swagger faz de várias maneiras.

Por exemplo, o Swagger permite que você projete sua API antes mesmo de escrever qualquer código, o que pode ajudar a identificar possíveis problemas ou melhorias no design. Além disso, a documentação gerada pelo Swagger pode ser usada por outros desenvolvedores para entender como usar sua API, o que pode acelerar o desenvolvimento.

Entendo que cada linguagem tem sua maneira de fazer, mas o Swagger é uma ferramenta que pode ser usada independentemente da linguagem de programação escolhida, pois ele é baseado em OpenAPI, um formato padrão para descrição de APIs.

No entanto, concordo que o Swagger não escreve o código para você, então nesse sentido, você pode estar correto ao dizer que ele não ajuda no "desenvolvimento" se considerarmos o desenvolvimento como a escrita de código.

Espero que essa explicação ajude a esclarecer a questão. Lembre-se, a terminologia pode ser um pouco fluida em tecnologia e às vezes pode levar a mal-entendidos. O importante é entender o conceito subjacente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software