Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Descobrir meu segmento de clientes

Sendo eu uma empresa tipo uma confeitaria que irá produzir seus próprios produtos, como descobrir meu segmento de clientes? Nesse exemplo que estou dando, não consegui identificar um segmento dentre os apresentados no curso. Existem outros segmentos?

5 respostas
solução!

Olá, Leandro! Tudo bem?

Pensando no seu exemplo de maneira ampla, a confeitaria pode abranger uma gama bem vasta de clientes e pode se enquadrar num mercado de massa por exemplo, mas isso depende da estratégia que seu negócio vai ter. Para descobrir o seu segmento de cliente você precisa primeiro definir como vai ser esta confeitaria. Ela vai ser uma confeitaria tradicional? Vai ser voltada para alguma culinária específica? Vai ser mais acessível ou terá um cardápio mais sofisticado e com itens um pouco mais caros?

Para começarmos a definir a segmentação de clientes, precisamos ter especificações do nosso plano de negócio. Alguns exemplos:

a)Uma confeitaria tradicional, de produção em massa, de produtos mais tradicionais da nossa culinária e com preços mais acessíveis, que será localizada em uma região específica:

Neste caso, podemos pensar em uma segmentação de clientes com as seguintes características:

  • Ampla faixa etária;
  • Pessoas de Classe Média e Baixa;
  • Segmentação pela localização definida;
  • Segmento de clientes de mercado em massa.

b)Um modelo de franquias de rede de confeitarias que terá lojas espalhadas pelo Brasil, com uma proposta de ter apenas produtos veganos (sem utilizar matéria prima de origem animal) e produtos sem lactose.

Aqui já temos um nicho mais específico de clientes:

  • Pessoas com restrição alimentar (intolerantes à lactose);
  • Pessoas que aderem ao veganismo;
  • Pessoas localizadas em diferentes estados do território nacional;
  • Segmento de mercado de nicho.

Para definir a estratégia do seu negócio, qual será seu plano de gestão, seu público alvo, é sempre interessante pesquisar sobre o assunto. Entender dados demográficos e geográficos da população (pode utilizar o IBGE), e também dados específicos do segmento de confeitaria, por meio de artigos específicos sobre o tema como o Estudo Painel de Mercado desenvolvido pelo SEBRAE, e em órgãos específicos, como a ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) para analisar os dados do setor e definir suas estratégias.

Deixo também como sugestão de leitura, um exemplo de Plano de Negócio nesta área em questão, e como sugestão para seus estudos futuros, o nosso curso aqui na Alura sobre Empreendedorismo, na formação de Empreendedorismo Digital.

Ficou um pouco mais claro?

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.

Abraço e bons estudos! :)

Excelente explicação Guilherme, realmente você conseguiu trazer de maneira bem explicativa como buscar definir todos os tópicos que citou na resposta, minha esposa pensa em abrir uma confeitaria, e você com sua resposta me trouxe todo um horizonte de como usar o aprendizado do curso para montar esse plano de negócios da confeitaria. Muito obrigado, e parabéns pelo conhecimento!!!

Olá, Leandro!

Muito obrigado pelo feedback sobre a explicação! Fico muito feliz por ter conseguido te ajudar a entender melhor sobre o tema.

Nossa, muito bacana Leandro! Desejo muito sucesso à sua esposa e a você também nessa jornada. Nós aqui da Alura ficamos à disposição para continuar expandindo ainda mais seu horizonte de conhecimentos, para que num futuro próximo você consiga aplicá-los em seu plano de negócio da confeitaria.

Agradeço muito pelo feedback e parabéns a você também pela dedicação e vontade na busca por conhecimento!

Abraços e ótimos estudos! :)

Bem explicado.

Olá, Sandro!

Obrigado pelo feedback! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software