1
resposta

Descobrindo o "PERMA"

Já tinha feito outros cursos de liderança, mas essa foi a primeira vez que ouvi falar de PERMA. Um conceito fácil de entender por sinal, e que não é tão difícil de se colocar em prática, o que pra mim é excelente pois gosto já de sair aplicando o que aprendo logo na sequência.

Vejo muitos benefícios acontecendo, pensando nas ações que planejei consigo imaginar os reflexos positivos que isso ocorrerá com os times, pessoas e comigo mesmo.

Já tenho uma grande facilidade em elogiar o trabalho dos outros, não tenho problemas com isso, propósito e realizações também de certa forma pratico. Emoções positivas que é algo que estou devendo um pouco, sou positivo, mas talvez não com os outros. Embora eu seja um poço de otimismo talvez não desperte isso nos colegas.

1 resposta

Olá, Elfojonas! Como vai?

O PERMA é um acrônimo para Positividade, Engajamento, Relacionamentos, Significado e Realização, conceito desenvolvido pelo psicólogo Martin Seligman. Cada elemento do PERMA pode ser cultivado para aumentar nosso bem-estar e felicidade, o que, por sua vez, pode melhorar nossa liderança.

Você mencionou que tem facilidade em elogiar o trabalho dos outros, o que é ótimo, pois isso se encaixa no pilar de "Relacionamentos". Você também mencionou que tem um propósito e realizações, o que se encaixa nos pilares de "Significado" e "Realização".

No entanto, você mencionou que pode estar devendo um pouco no pilar de "Positividade". Uma maneira de trabalhar nisso poderia ser tentar expressar seu otimismo e positividade para sua equipe de maneira mais explícita. Isso pode ser feito através de comunicação aberta, encorajamento e apoio. Por exemplo, se um membro da equipe está enfrentando um desafio, você pode lembrá-lo de sucessos passados para ajudar a impulsionar seu otimismo. Ou, se a equipe como um todo está passando por um período difícil, você pode compartilhar uma visão positiva do futuro para ajudar a elevar o ânimo do grupo.

Lembre-se, o importante é que você está consciente de suas forças e áreas de melhoria, e está disposto a trabalhar nelas. Isso já é um grande passo em direção a uma liderança mais autêntica e eficaz.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software