1
resposta

Desafios: Orientação a Objetos 1

1.Crie uma classe Pessoa com um método que exibe "Olá, mundo!" no console.

Class Pessoa

public class Pessoa {
    void exibeOla(){
        System.out.println("Olá Mundo!");
    }
}

Class Main

public class Main {
    public static void main(String[] args) {
        Pessoa olaPessoa = new Pessoa();
        olaPessoa.exibeOla();
    }
}

2.Crie uma classe Calculadora com um método que recebe um número como parâmetro e retorna o dobro desse número.

Class Calculadora

public class Calculadora {
    int returnDouble(int numero){
        return numero * 2;
    }
}

Class Main

public class Main {
    public static void main(String[] args) {
        Calculadora calculo = new Calculadora();
        System.out.println(calculo.returnDouble(8));
    }
}

3.Crie uma classe Musica com atributos titulo, artista, anoLancamento, avaliacao e numAvaliacoes, e métodos para exibir a ficha técnica, avaliar a música e calcular a média de avaliações.

Class Musica

public class Musica {
    String titulo;
    String artista;
    int anoLancamento;
    double avaliacao;
    int numAvaliacoes;

    void ficaTecnica() {
        String ficha = """
                ==========================================
                Nome da Música: %s
                Artista: %s
                Ano de Lançamento: %d
                ==========================================
                """.formatted(titulo, artista, anoLancamento);

        System.out.println(ficha);
    }

    void avaliaMusica(double nota){
        avaliacao += nota;
        numAvaliacoes++;
    }

    double returnMedia() {
        return avaliacao / numAvaliacoes;
    }
}

Class Main

public class Main {
    public static void main(String[] args) {
        Musica musica = new Musica();
        musica.titulo = "Chop Suey";
        musica.artista = "System of a Down";
        musica.anoLancamento = 2001;

        musica.ficaTecnica();

        musica.avaliaMusica(7.8);
        musica.avaliaMusica(8.1);
        musica.avaliaMusica(6.5);

        System.out.println("A Soma das Avaliações é: " + musica.avaliacao);
        System.out.println("Total de Avaliações: " + musica.numAvaliacoes);
        System.out.println("Média: " + musica.returnMedia());
    }
}

4.Crie uma classe Carro com atributos modelo, ano, cor e métodos para exibir a ficha técnica e calcular a idade do carro.

public class Carro {
    String modelo;
    String cor;
    int ano;

    void ficaTecnica() {
        String ficha = """
                ==========================================
                Nome do Veículo: %s
                Cor do Veículo: %s
                Ano de Lançamento: %d
                ==========================================
                """.formatted(modelo, cor, ano);

        System.out.println(ficha);
    }

    int returnIdade(int anoAtual) {
        return anoAtual - ano;
    }
}

5.Crie uma classe Aluno com atributos nome, idade, e um método para exibir informações. Crie uma instância da classe Aluno, atribua valores aos seus atributos e utilize o método para exibir as informações.

Class Aluno

public class Aluno {
    String nome;
    int idade;

    void informacoes() {
        String ficha = """
                ==========================================
                Nome do Aluno: %s
                Idade do Aluno: %d
                ==========================================
                """.formatted(nome, idade);

        System.out.println(ficha);
    }
}

Class Main

public class Main {
    public static void main(String[] args) {
        Aluno aluno = new Aluno();
        aluno.nome = "Fernanda Santos";
        aluno.idade = 16;

        aluno.informacoes();
    }
}

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Olá, Kevin! Como vai?

Parabéns pela resolução da atividade!

Observei que você explorou a criação de classes com atributos e métodos para representar diferentes entidades, utilizou muito bem a organização modular para separar responsabilidades entre as classes e ainda compreendeu a importância da instanciação e chamada de métodos para executar ações específicas em cada objeto.

Permaneça postando as suas soluções, com certeza isso ajudará outros estudantes e tem grande relevância para o fórum.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!