1
resposta

Desafios no Módulo

Confesso que senti até um certo conforto ao ver que alguns alunos enfrentaram os mesmos desafios que eu.

Aparentemente é um curso que já foi gravado há um bom tempo, então tem esse problema de incompatibilidade de versões e, inclusive algumas funções que já estão desuso, parece simples, mas pra quem está começando acaba se tornando um obstaculo.

Em alguns momento do curso o professor deixa claro que o aluno já precisa ter um certo domínio do pandas, o que também me fez questionar se o módulo estava no lugar correto da carreia de Analise de Dados (assim como um colega aqui do forum comentou). Me fez pensar também, que a intenção da Alura com este módulo com essa complexidade e a essa altura do curso, era apenas de apresentar o pandas e alguns conceitos que vao ser vistos mais pra frente, estou confiando nisso.

Resumindo, eu estava indo bem no Python, mas infelizmente, nesse módulo não consegui ter um bom aproveitamento e também não fui capaz de concluir o projeto sozinho, mesmo recorrendo a outros lugares de estudo. No momento me sinto ate um pouco perdido, nao sei se eu prossigo para o proximo modulo, ou se refaço esse mais uma vez.

1 resposta

Ei! Tudo bem, Lucas?

Primeiro, obrigada por compartilhar isso com tanta sinceridade. O que você está sentindo é muito comum quando a gente começa a entrar em estatística aplicada com pandas.

Realmente, mudanças de versão do Python e do pandas podem gerar algumas dificuldades. E quando o curso pressupõe um pouco mais de familiaridade com pandas, isso pode dar a sensação de que “pulamos uma etapa”. O fato de você ter ido bem em Python antes mostra que sua base de lógica está funcionando.

Sobre como seguir agora, se você sentiu que há necessidade de reforçar em pandas, vale muito a pena revisar antes de avançar. Não precisa refazer o módulo inteiro agora. Você pode revisar pandas de forma direcionada e depois tentar novamente o projeto. Muitas vezes, na segunda tentativa, tudo fica mais claro.

E uma coisa importante, não conseguir concluir um projeto sozinho nessa fase não significa que você não está evoluindo. Significa que você está enfrentando um desafio no nível certo de dificuldade para crescer.

E conte com a nossa ajuda aqui no fórum, poste suas dúvidas sempre que se sentir confortável.

Bons estudos e até mais!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!